Bem vindos!! Fiquem à vontade!

Descubra a dançarina que pode estar em você!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Tipos da dança do ventre!

        Bom, dps da origem da dança, vamos entender mais um pouco sobre ela, vendo como ela pode ser dançada, com quais instrumentos, acessórios, etc. Parece ser mta coisa pra ler, mas qndo vc ler, vc vai gostar, e parece, mas não é mta coisa,  espaço é q é pequeno... APROVEITE!
       A primeira forma, é a dança Tradicional, que é geralmente feita solo, sem uso de acessórios, onde a dançarina demonstra toda a sua criatividade e experiencia com os movimentos corporais.
       Há a dança, bem utilizada e apreciada, com o véu, onde a dançarina utiliza um véu, normalmente ao som de melodias mais suaves, o véu entra em harmonia com a dançarina em que os dois dançam juntamente tornando-os um só. Particularmente, acho lindo! Amo dançar de véu, acho mto sensual e misterioso... No véu duplo, a dançarinha utiliza 2 véus para a dança e também é normalmente utilizada melodias lentas e suaves.
      Há a dança Saidi, onde utiliza-se a bengala ou o bastão e a melodia é rítmica folclórica e muito alegre. Utiliza mto o equilíbrio e a coordenação motora da dançarina. Mais conhecida mesmo como dança com Bengala.
      A dança com as Taças também acho linda... Demorei pra acostumar com o equilíbrio da taça com a vela, o medo é grande(até quebrar taças quebrei, acontece qndo se está treinando até mesmo pela quentura da vela no vidro na taça), mas a dança é linda com as taças... É uma dança de origem egípcia, a dançarina dança ao som de musicas suaves com toques do oriente e egipcio. As taças são movimentadas com as mãos e pulsos, passando pelo corpo, é um jogo de corpo e luz das velas na dançarina. Melhor observada e mais bonita qndo se está em meia luz. Pode ser dançado tb, com o Candelabro, só q ele é equilibrado na cabeça.
      O Snuj, já usado até na novela "O Clone", como o véu tb, são tipo uns mini pratinhos, presos com elásticos, um no "dedão" e o outro no dedo do meio(rs, é pra melhor percepção), de cada mão, onde ao encostarem um no outro, a dançarina faz o ritmo, acompanhando o som do derbake da música... É mais complicadinho pra aprender, pois tem q ser treinado com as músicas, analisando-as para ver qual "nota" faz, etc.
A dançarina utiliza os snujs nas mãos tocando-os no mesmo ritimo da música que geralmente é bem alegre, mas também pode ser utilizado em melodias mais suaves.
    Os famosos Solos de Derbake são bem animados e interessantes, a dançarina segue o ritmo do derbake, e não utliza acessórios.
A dança com a espada é perfeita! Confesso q ainda não aprendi este instrumento, mas estou chegando lá(rs). É dança de equilíbrio tb, pois a dançarina deve equilibrar a espada em vários pontos do corpo e ao mesmo tempo fazendo rodopios e movimentos com as partes do corpo.
     O Punhal é a dança em que a dançarina utiliza um punhal que pode ser ao som de melodias tanto lentas quando mais alegres. Geralmente o punhal localizado em partes específicas do corpo tem algum significado que é passado ao público.
    Uma outra dança mt conhecida e admirada é a dança dos 7 Véus, onde são utilizados 7 véus de cores diferentes, amarrados no corpo. A dançarina tira aos poucos os véus até que no final da música ela fique somente com a roupa tradicional. A muitas partes misticas nessa dança, como também em todas as outras aqui ditas.
     Serpente: A dançarina fica acompanhada de uma linda serpente, em que esta fica no corpo da dançarina, dançando juntas. É utilizado melodias lentas e suaves lembrando o antigo egito. Questão de mto treino e costume com a Serpente.
    Baladi é uma dança com caracteristicas da terra, dança com trajes tradicionais ou um traje especial do tipo árabe antigo.
   Um tipo de dança que acho bem delicado e bonito é com as flores. É pouco utilizada, mas representa a mulher. A dançarina dança com uma cesta de flores em que ela oferece para o público. Caso seja utilizada, normalmente é a primeira dança de um espetáculo ou apresentação, devido as boas vindas simbólicas ao entregar a flor. Dançei "Waka Waka", da minha diva Shakira, com meu grupo, utilizando as flores e roupas coloridas bem fortes, no começo da nossa apresentação de final de ano. Foi bem bonitinho(rs). Vale a pena inovar, criar, brincar com a dança e com o corpo.
    Existem outros tipos de dança, mas esses são os mais conhecidos e dançados, por isso coloquei aqui pra vcs, pra vcs saberem o q nós usamos e como usamos ao dançarmos.

2 comentários:

  1. Show! Acho q vou aprender isso! Hehe
    Dança com véu é td, já vi uma apresentação... De taça vi no You Tube, lindo tbm! Ah, adorei seus vídeos!
    REBECA LIMA

    ResponderExcluir
  2. e realmente e uma dança linda ,eu tenho vontade de entrar numa aula desa mais so se tivese minha norinha como professora ñ e puxa saco ñ mais ela e de mais.

    ResponderExcluir